Experiências reais de mediunidade

domingo, 20 de março de 2016

PRIMÓRDIOS


PRIMÓRDIOS

Não vou contar a história do Espiritualismo pois os interessados podem consultar por exemplo a Wikipédia. Prefiro dar a minha visão posterior aos fatos que se consideram o ínicio do espiritualismo moderno.
Os fenómenos começaram pelas 3 irmãs Fox, e a dita comunicação através de pancadas, dando respostas a perguntas concretas o que provocou um grande reboliço, numa pequena cidade do Estado de Nova York nos Estados Unidos da América. Essas perguntas e respostas levaram a descoberta de um esqueleto enterrado na cave da casa e que seria o causador da comunicação .
Tudo isto se passou em Abril de 1848, ou seja estamos a celebrar  168 anos do ìnicio de Espiritualismo.
Naturalmente que estes fenómenos desagradaram aos “pastores” dos diversos credos, pois batia frontalmente contra sua crenças cristãs que apregoavam que só no juízo final viria deus julgar os vivos e os mortos. Assim, e como ainda hoje é uso e costume, resolveram comprar uma das irmãs, por 1500 dolares, uma quantia muito elevada na época. Assim uma das irmãs passou um ano a desmentir, a indicar que era uma fraude, embora com explicações mirabolantes, pouco credíveis e nunca demonstradas. Quando acabou o dinheiro, retratou-se completamente , pediu desculpa as pessoas, culpou a pobreza dela pelo que tinha feito, denunciando quem lhe tinha dado o dinheiro.
A “moda” espalhou-se como um rastilho pela Europa, sendo em Inglaterra apadrinhada  pelo celebre criador de Sherlock Holmes  Mr. Arthur Conan  Doyle .
Assim havendo muita procura o mercado floresceu de vigaristas e falsos médiuns, montagem de fotos que por essa altura tinham começado a aparecer e que hoje  são de uma infantilidade tremenda , mas que nos primórdios eram consideradas provas irrefutáveis
Em França apareceu um senhor que se dizia a reencarnação  de  alguém com o nome de Alan Kardec, nome esse que adotou, escrevendo livros  para suportarem a sua doutrina  entre eles O Livro dos Mediuns (coisa que ele nunca foi) e o Evangelho segundo o Espíritismo.
Essa doutrina espalhou-se pelos países latinos inclusive da America Latina. A razão é simples até aos anos 1960, a linguagem “universal” das pessoas cultas era o francês,  assim a disseminação  passou a ser feita apenas pelos livros desse senhor que eram os únicos que as pessoas tinham acesso.

Tenho uma opinião muito pouco favorável a respeito dessa doutrina, mas penso que não caberão aqui opiniões pessoais que podem  ofender as pessoas..